3 de set de 2012

Indicações

Vou fazer um post bastante atípico daqui. Mas é que há trabalhos bem feitos na área do cinema sendo elaborados por colegas e merecem destaque. E pelo público que temos aqui acho que é do interesse de vocês o que mostro a seguir.

O primeiro é o Cine-África, um blog sobre o quase desconhecido cinema africano. Postam filmes do continente vizinho para downloads, propagam textos e artigos sobre o tema, mas não é apenas uma página de indexagem. Postam muito conteúdo próprio, pesquisam e fazem os próprios textos. Além de traduzirem muito material, interessantíssimo e o conteúdo é instigante. Vale à pena conhecer um cinema tão belo e particular. Lembrando que a história da áfrica é parte da nossa própria história, talvez estejamos mais próximos - culturalmente - dos africanos que dos nossos colonizadores europeus.

O Cine África é dedicado à divulgação de filmes produzidos na África. Aqui você encontra filmes com legendas e textos sobre o assunto, em português.

A segunda indicação é a revista eletrônica Filmologia, cada edição lançam um tema e montam vários artigos sobre. Com muita pesquisa, qualidade, crítica e indicações de filmes montam ótimas filmologias. Um trabalho fantástico que também merece ser aplaudido. Inclusive, na edição 9 trouxeram "o sonho africano". O nome da última edição é: O Grau Zero da Cinefilia.

O Filmologia está dividido em duas estruturas que funcionam, independentemente, em duas frentes. A primeira é a das edições e a segunda diz respeito às quatro seções do site, onde os filmes são abordados a partir de olhares específicos, conforme aquilo que indica os títulos de cada uma das seções. Ambas as frentes prezam por uma pluralidade no que toca à escrita e às obras abordadas, sem dispensar atenções apenas a determinados tipos de filmes em detrimento de outros.
Por último indico um site que está começando, sobre o cinema latino-americano que vem crescendo muito nas últimas décadas e descentraliza cada vez mais de Brasil e Argentina. O nome do site é Nuestro Cine, no qual ganhei uma coluna, mas o site não vive só de colunas, também faz especiais, entrevistas, críticas e tem também um blog. É impossível ignorar o cinema latino-americano cada vez mais destacado em esfera mundial, belíssimos filmes e temas - obviamente - muito mais próximas da nossa realidade que os dos demais continentes.

Quando se trata de cinema, qual é o gosto da maioria dos jovens de 18 anos? Obviamente a preferência é pelos enlatados hollywoodianos. Estudantes de audiovisual do Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio, nós vemos a coisa de outra forma. Invés de cruzar os braços ante a indústria cinematográfica estadunidense, decidimos criar um site voltado para o debate e a divulgação do pouco difundido cinema latino-americano.

Todos os sites indicados foram adicionados à nossa barra de parceiros ali do lado. Que está bem vazia por sinal.

Abraços, sigam as indicações, não arrependerão.

0 comentários:

  ©Boulevard Cinema. Template by Dicas Blogger.

TOPO